A perda da memória que interfere na rotina diária pode ser um sintoma da Doença de Alzheimer ou outra demência. Alzheimer é uma doença do cérebro que causa um declínio vagaroso na memória, pensamento e habilidades de raciocínio. Existem 10 sinais e sintomas de alerta. Cada indivíduo pode experimentar um ou mais desses sintomas em graus diferentes. Se você notar qualquer um deles, procure um médico.


1. Perda de memória que interfere na rotina

Um dos sinais mais comuns da Doença de Alzheimer é a perda da memória, especialmente o esquecimento de informações aprendidas recentemente. Outros incluem esquecer de datas ou eventos importantes; perguntar a mesma coisa repetidamente; necessitar cada vez mais de recursos para ajudar na memória (ex., bilhete ou dispositivos eletrônicos) ou depender de membros da família para coisas que costumavam resolver e fazer sozinhos.

O que é típico da mudança decorrente da idade? 

  • Esquecer-se eventualmente de nomes ou compromissos, mas lembrar-se deles depois.


2. Desafios em planejar em ou resolver problemas

Algumas pessoas podem experimentar mudanças na sua habilidade de desenvolver e seguir um plano ou de trabalhar com números. Elas podem ter dificuldade para seguir uma receita familiar ou para manter o registro das contas mensais. Elas podem ter dificuldade de se concentrar e levar mais tempo para fazer as coisas que faziam antes.

O que é típico da mudança decorrente da idade? 

  • Cometer erros ocasionais quando contabilizando os canhotos do talão de cheques.


3. Dificuldade em completar tarefas familiares em casa, no trabalho ou no lazer

Pessoas com Alzheimer normalmente têm dificuldade para completar tarefas diárias. Às vezes, a pessoa pode ter dificuldade para dirigir até um local familiar, para gerenciar um orçamento no trabalho ou para se lembrar das regras de um jogo favorito.

O que é típico da mudança decorrente da idade?

  • Precisar, ocasionalmente, de ajuda para programar o micro-ondas ou para gravar um programa de TV.


4. Confusão com tempo e lugar

As pessoas com Alzheimer podem perderem-se nas datas, estações e passagem de tempo. Elas podem ter dificuldades para entender algo que não esteja acontecendo imediatamente. À vezes, elas podem se esquecer onde estão e como chegaram lá.

O que é típico da mudança decorrente da idade?

  • Ficar confuso com o dia da semana, mas compreender logo em seguida.


5. Dificuldade para compreender imagens visuais e relações espaciais

Para algumas pessoas, ter problemas com a visão é um sinal de Alzheimer. Elas podem ter dificuldade para ler, avaliar a distância e determinar a cor ou o contraste, o que pode causar problemas com a direção de veículos.

O que é típico da mudança decorrente da idade? 

  • Mudança de visão relacionada à catarata.


6. Problemas novos com palavras na fala ou na escrita

Pessoas com Alzheimer podem ter dificuldade para acompanhar ou se juntar a uma conversa. Elas podem parar no meio de uma conversa e não ter ideia de como continuar ou podem se repetir. Elas podem ter dificuldade com vocabulário, ter problemas para encontrar a palavra certa ou chamar as coisas por outros nomes.

O que é típico da mudança decorrente da idade? 

  • Ter dificuldades às vezes para encontrar a palavra certa.


7. Guardar coisas em lugares indevidos e perder a capacidade de rastrear os passos

Uma pessoa com a Doença de Alzheimer pode colocar as coisas em lugares pouco usuais. Elas podem perder objetos e serem incapazes de retomar os passos para encontra-los novamente. Às vezes, elas podem acusar outras pessoas de a terem roubado. Isso pode ocorrer com maior frequência com o passar do tempo.

O que é típico da mudança decorrente da idade?

  • Guardar as coisas em lugar indevido de vez em quando e retomar os passos para encontrá-las.


8. Julgamento comprometido

Pessoas com Alzheimer podem experimentar mudanças no julgamento ou na tomada de decisões. Por exemplo, elas podem usar de julgamento equivocado quando lidando com dinheiro, dando valores elevados para os atendentes. Elas podem prestar menor atenção ao asseio ou à limpeza pessoal.

O que é típico da mudança decorrente da idade?

  • Tomar decisões ruins de vez em quando.


9. Afastar-se do trabalho ou das atividades sociais

A pessoa com Alzheimer pode começar a se afastar de hobbies, de atividades sociais, de projetos no trabalho ou de esportes. Elas podem ter dificuldade em acompanhar seu esporte favorito ou se lembrar de como completar um hobby favorito. Elas podem ainda evitar serem sociais por conta das mudanças que experimentaram.

O que é típico da mudança decorrente da idade?

  • Sentir-se cansado do trabalho, da família e das obrigações sociais às vezes.


10. Mudanças no humor e na personalidade

O humor e a personalidade da pessoa com Alzheimer podem mudar. Elas podem se tornar confusas, desconfiadas, deprimidas, amedrontadas ou ansiosas. Elas podem facilmente estarem aborrecidas em casa, no trabalho, com amigos ou em lugares nos quais sentem-se fora de sua zona de conforto.

O que é típico da mudança decorrente da idade?

  • Desenvolver formas muito específicas de fazes as coisas e tornar-se irritado quando a rotina é alterada.
0 comentários

Realizadores

Colaboradores



Realizadores



Colaboradores